Endometriose e câncer de ovário: sintomas podem confundir

Os sintomas do câncer de ovário podem muitas vezes ser confundidos com outros problemas menos graves. É o caso da endometriose que, embora seja uma condição benigna, pode apresentar algumas características parecidas com o câncer.
A endometriose, assim como o câncer de ovário, é caracterizada pelo crescimento anormal de células e pode afetar a área reprodutiva do corpo. Mas sua origem é no útero. A doença acontece quando as células do endométrio, que é o tecido que reveste o útero, começam a crescer para fora do órgão em direção a ovários, intestino e vários tecidos próximos.

Se você tiver na sua família casos de endometriose ou câncer de ovário, converse com seu médico, pois isto é um fator de risco importante para o desenvolvimento dessas duas doenças. Os sintomas que a endometriose e o câncer de ovário têm em comum são os seguintes:

  • Dor pélvica;
  • Inchaço;
  • Dor ao urinar;
  • Problemas intestinais;
  • Dor na relação sexual;
  • Ciclos menstruais anormais.

Embora existam semelhanças entre a endometriose e o câncer de ovário, as diferenças também são evidentes. Você pode ter endometriose em seus anos reprodutivos, enquanto o câncer de ovário geralmente aparece depois da menopausa.
Além disso, embora a endometriose seja uma condição séria e que pode até levar à infertilidade, ela não coloca sua vida em risco. Já o câncer de ovário sim, principalmente porque costuma ser diagnosticado em estágios mais avançados.

Os tratamentos para as duas condições também são bem diferentes. Por isso, é importante você se familiarizar com os sinais de aviso de ambas para ficar atenta e sempre procurar um médico para ter diagnóstico adequado.

Endometriose é fator de risco para o câncer de ovário?

Se você tem endometriose, seu risco de desenvolver câncer de ovário é mais de 37% maior do que o resto da população, segundo alguns estudos. Fique atenta e considere fazer exames precoces de rastreio de câncer de ovário.
Mas não há motivo para ficar assustada: o problema do endométrio atinge cerca de 10% das mulheres e ter a doença não significa que você vai desenvolver câncer de ovário, que não é uma doença muito frequente.

 

Conteúdo interno relacionado

 

 

Referências

Você também pode gostar