Com o objetivo de tornar a informação cada vez mais acessível e estreitar o diálogo entre especialistas e a comunidade, a Roche, ao lado do Hospital Pérola Byington, têm realizado lives informativas sobre o câncer de mama.

Nesta trajetória, já conversamos sobre diagnóstico, recuperação, cuidados e outros temas, sempre de forma leve e humanizada.

Assista as transmissões anteriores

  • Outubro

“A influência dos métodos de diagnóstico na escolha do tratamento do câncer de mama”

Ao longo do ano todo abordamos o câncer de mama através de diferentes perspectivas. Isso porque acreditamos que a saúde da mulher deve ser pautada #ParaAlemDoOutubroRosa.

Pensando nisso, em outubro, nos unimos mais uma vez aos especialistas do Hospital Pérola Byington para falar sobre “A influência dos métodos de diagnóstico na escolha do tratamento do câncer de mama”.

#52423_Botoes_VFV_Pag_Mat_V2_FB_100x100
#52423_Botoes_VFV_Pag_Mat_V2_Whats_100x100

Assista as transmissões anteriores

Agosto/2021 - Câncer de Mama em mulheres jovens

Pensando na importância do autocuidado desde cedo, em agosto falamos sobre “Câncer de mama em mulheres jovens”.  Além dos nossos mediadores do Hospital Pérola Byington, também participaram desse bate-papo a residente do 2º ano de Mastologia, Dra. Paola Freitas e a psicóloga Valéria Yumi Rollemberg. Também contribuíram para a discussão três pacientes que enriqueceram essa conversa com a singularidade de suas vivências. Assista na íntegra:

 

    

Julho/2021 - Direitos da paciente com câncer de mama

Em julho falamos sobre os Direitos da paciente com câncer de mama. Além da tradicional mediação do Dr. Luiz Henrique Gebrim, que é mastologista e diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington, e da contribuição do Dr. André Mattar, mastologista e diretor do núcleo de Oncologia Clínica do Hospital Pérola Byington, também tivemos a presença do advogado sanitarista, Dr. Tiago Farina Matos e da Assistente Social e Diretora do Núcleo de Serviço Social do Hospital Pérola Byington, Esmeralda S. A. Andrade. Assista:

    

Junho/2021 - Vida após o câncer de mama: acompanhamento e transição

O que acontece após o final do tratamento? Esta é uma pergunta recorrente entre as mulheres que se curam do câncer. Por este motivo, “Vida após o câncer de mama” foi o tema que abordamos em nosso encontro de junho. A conversa foi mediada pelo Dr. André Mattar, mastologista e diretor do núcleo de Oncologia Clínica do Hospital Pérola Byington, e pelo Dr. Luiz Henrique Gebrim, mastologista e diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington.

Além disso, também contamos com a presença especial da fisioterapeuta do Centro de Referência da Saúde da Mulher, Milena Trudes, a psicóloga com especialização em Sexualidade Humana, Carla Cecarello, a diretora técnica I do CRSM, Cristina Aparecida Carnevali e, por fim, a paciente do Centro de Referência da Saúde da Mulher-CRSM, Gisele Mirna, que compartilhou conosco sua experiência. Clique para assistir:

    

Maio/2021 - Câncer de mama e a maternidade: o que precisamos saber?

A conversa foi conduzida pelos especialistas a seguir: Dr. André Mattar, mastologista e diretor do núcleo de Oncologia Clínica do Hospital Pérola Byington; Dr. Felipe Cavagna, mastologista do Hospital Pérola Byington; Dr. Luiz Henrique Gebrim, mastologista e diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington e a Dra. Angela Trinconi, mastologista do Hospital Pérola Byington e do ICESP. 

Além disso, também houve a participação especial das pacientes Flávia Flores, que é embaixadora do Instituto Quimioterapia e Beleza, e a psicopedagoga Andréa Cavani, ambas compartilhando suas experiências. Confira:

    

Março/2021 - Pós cirurgia, prevenções e cuidados para garantir a melhor recuperação

Em março aconteceu a quarta live sobre câncer de mama desta parceria, Neste encontro, os médicos especialistas abordaram como lidar com o momento pós cirurgia, bem como os cuidados que a paciente deve tomar para ter uma boa recuperação.

A conversa foi mediada pelo Dr. Luiz Henrique Gebrim, mastologista, Diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington, Dr. André Mattar, mastologista, Diretor do núcleo de oncologia clínica do Hospital Pérola Byington,  Dr. Jorge Y. Shida, Mastologista e Diretor de Mastologia do Hospital Pérola Byington e, por fim, por Milena Trudes, Fisioterapeuta do Hospital Pérola Byington.

    

Fevereiro/2021 - Como manter a qualidade de vida durante o tratamento com quimioterapia

No mês de fevereiro, os especialistas trouxeram à tona os efeitos colaterais da quimioterapia e também levaram às pacientes dicas de como manter a qualidade de vida durante o tratamento.

A conversa foi mediada pelo Dr. Luiz Henrique Gebrim, mastologista, Diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington, Dr. André Mattar, mastologista, Diretor do núcleo de oncologia clínica do Hospital Pérola Byington, Dra. Marcela Bonalumi dos Santos, oncologista clínica do Hospital Pérola Byington e Centro Paulista de Oncologia Grupo OncoClínicas, Dra. Larissa Muller Gomes, oncologista clínica do Hospital Pérola Byington e Centro Paulista de Oncologia – Grupo OncoClínicas e Dra. Eliane Machado Tostes, psicóloga, Diretora do Núcleo de Psicologia do Hospital Pérola Byington.

    

Janeiro/2021 - Obesidade, dieta e câncer de mama

A saúde nutricional também merece atenção especial quando falamos de câncer de mama, afinal, o corpo da paciente é diretamente afetado pelo tratamento. Dada a importância do assunto, este foi o tema da live de janeiro.

Mediação de Jorge Yoshinori Shida, mestre e doutor em medicina pela Unifesp e especialista em mamografia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), André Mattar, mastologista e diretor do núcleo de oncologia clínica do Hospital Pérola Byington, Márcia Regina  Eichhorn, nutricionista responsável pelo ambulatório de Nutrição do CRSM, Carmelina Amadei, diretora do Núcleo de Nutrição e Dietética e coordenadora da Humanização do Hospital Pérola Byngton e Luiz Henrique Gebrim, diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM).

    

Dezembro/2020 - Rastreamento e diagnóstico precoce

Neste primeiro encontro, foi abordada a importância do rastreamento e diagnóstico precoce para as pacientes com câncer de mama, afinal, quanto antes a doença é identificada, maiores são as chances de cura.

A conversa teve mediação de Jorge Yoshinori Shida, mestre e doutor em medicina pela Unifesp e especialista em mamografia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), André Mattar, mastologista e diretor do núcleo de oncologia clínica do Hospital Pérola Byington, Cristina Carnevali, diretora técnica de saúde I do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) e Luiz Henrique Gebrim, diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM).