Exames após o tratamento de câncer de colo do útero

Logo após de vencer o câncer de colo do útero, a mulher precisa fazer uma série de exames para verificar se não há nenhuma recidiva da doença. Apesar da felicidade e alívio da cura, é preciso sempre estar vigilante com a saúde.

Imediatamente após o fim tratamento, o médico vai recolher amostras do colo do útero por meio de uma colposcopia, exame que permite acesso ao colo do útero e à vagina. Ele precisa dessas amostras para analisar e verificar se ainda há células cancerosas. O procedimento será repetido pelo menos uma vez ao ano. Se a paciente teve o colo do útero removido, o médico colherá amostras da vagina. Essa análise é importante porque as células dessa região são de difícil análise depois da radioterapia, então, é preciso observar com regularidade. Os exames pedidos após o tratamento de câncer de colo do útero incluem:

  • Exames feitos pelo médico;
  • Colposcopia;
  • Exames de sangue;
  • Raio-x;
  • Ressonância magnética;
  • Ultrassom do fígado.

Se você teve câncer de colo do útero, é importante saber que os cuidados médicos não acabam com o fim do tratamento. É preciso certificar-se de que a doença não voltou, acompanhando sempre com exames. O acompanhamento médico também ajuda a combater possíveis efeitos colaterais que ainda podem prejudicar a sua saúde.

O câncer de colo do útero é o segundo com maior incidência nas mulheres brasileiras e o que gera o maior número de atendimentos no INCA (Instituto Nacional do Câncer). Além disso, o número de pacientes cada vez mais jovens tem aumentado no país. Alguns fatores podem estar contribuindo para o aumento de casos entre as mulheres mais novas:

  • Infecção por HPV (papiloma vírus);
  • Múltiplos parceiros sexuais;
  • Baixo nível socioeconômico;
  • Iniciação sexual precoce.

Frequência dos exames após o tratamento de câncer do colo do útero

Depois de receber alta médica, é preciso manter uma rotina de exames que vão indicar se o organismo respondeu bem ao tratamento e se a doença não voltou. A frequência desses exames vai diminuindo com o passar do tempo.

Os exames continuarão a ser feitos ainda por alguns anos após a remissão do câncer do colo do útero. Logo no início, serão realizados mensalmente. Depois, a frequência diminuirá gradualmente, segundo a determinação do médico.

Mas, de um modo geral, durante dois anos após a remissão, serão feitos exames de três em três meses inicialmente; depois, de quatro em quatro meses; e, por fim, de seis em seis meses. Depois disso, serão feitos anualmente por mais três anos.

É preciso que o médico acompanhe atentamente a paciente para diagnosticar rapidamente se houver uma recidiva da doença. Isso porque algumas células cancerosas podem permanecer no organismo. Então, é preciso toda a atenção para que sejam encontradas o quanto antes.

Nesse sentido, é importante que você sempre procure o seu médico e informe se sentiu ou notou algo anormal no seu corpo. Mesmo fora das datas marcadas para exames. Nunca deixe para depois.

  • Primeiros dois anos – acompanhamento de três em três meses;
  • Entre três e cinco anos depois – exames a cada seis meses;
  • Depois de cinco anos – exames uma vez por ano.
Quais exames precisam ser feitos depois do tratamento do câncer de colo do útero?

Os exames vão depender de estágio em que a doença foi diagnosticada e do tratamento que a paciente recebeu. Mas, de uma forma geral, os exames que precisam ser feitos depois do fim do tratamento do câncer de colo do útero são os seguintes:

  • Exame físico geral – exame ginecológico, inclusive especular, com coleta de material para exame citopatológico, ou seja, um exame que pode detectar alterações nas células indicativas de uma possível doença;
  • Toques retal e vaginal;
  • Exames laboratoriais e de imagens – raio X de tórax, ultrassonografia pélvica abdominal, tomografia computadorizada abdominal e pélvica, de acordo com a indicação clínica.

De qualquer forma, sempre que tiver alguma dúvida, consulte o seu médico. Ele é a melhor pessoa para orientar você, ainda mais porque cada caso é um caso e os procedimentos indicados para uma pessoa podem não ser os mesmos que são indicados para outra que teve câncer de colo do útero.

 

Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente

 

Referências

 

Você também pode gostar

Câncer de Colo de Útero

Entenda o câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero (também conhecido por câncer cervical) é definido por um crescimento descontrolado de células da...
Câncer de Colo de Útero

Pós-tratamento do câncer de colo do útero: entenda os exames e cuidados necessários

Após vencer um câncer de colo do útero, é importante saber quais cuidados médicos devem ser mantidos com o fim...
Câncer de Colo de Útero

O câncer do colo do útero no Brasil

O câncer do colo do útero é um dos tipos mais comum entre as mulheres brasileiras. Sua incidência varia de acordo com região no Brasil.
Câncer de Colo de Útero

Mitos e verdades sobre câncer de colo de útero e HPV

O HPV é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, como vulva, vagina, colo do...