O que perguntar ao médico após o diagnóstico de câncer de colo do útero?

Pode ser difícil saber o que perguntar quando o médico diz que você tem câncer de colo do útero, ainda mais devido ao impacto da notícia. Mas é importante que você aproveite ao máximo as consultas para esclarecer todas as suas dúvidas com o especialista, por mais banais que possam parecer. Isso é muito importante para que você entenda todo processo pelo qual vai passar e os efeitos para decidir, junto com o seu médico, qual o tratamento mais indicado para o seu caso.

Veja algumas questões para você considerar:

Tipo de câncer – você pode perguntar ao seu médico que tipo de câncer de colo do útero você tem e quais são as características desse tipo de tumor.

Extensão do câncer – assim como outros tumores, o de colo do útero é dividido em vários estágios, que descrevem se o câncer é inicial ou avançado. É importante saber qual o seu caso, o que isso significa e se o seu câncer se espalhou para outras partes do corpo.

Opções de tratamento – não hesite em pedir informações detalhadas a respeito de suas opções de tratamento e quais são os benefícios, efeitos colaterais e riscos de cada um. Pergunte ainda que método ele recomenda para o seu caso e por quê. Sobre esse assunto, você também pode perguntar:

  • O tratamento discutido poderá curar o seu tumor?
  • Quanto tempo o tratamento vai durar?
  • Quanto o tratamento vai custar?
  • Você terá que ficar no hospital?
  • Você vai ficar sonolenta durante o tratamento? Caso positivo, como isso pode ser administrado para que você possa desempenhar suas atividades diárias?
  • Sua vida sexual será afetada?
  • Sua fertilidade será afetada? Quais são suas opções de tratamento se você ainda quiser engravidar no futuro?
  • Quais são as chances do câncer voltar após o tratamento?
  • Com que frequência você terá que fazer check-ups?
  • Existe alguma terapia complementar que pode ajudá-la?

Mudanças no estilo de vida – também pergunte se você deve seguir uma dieta especial, praticar atividades físicas ou cortar algum hábito (por exemplo, tomar bebidas alcoólicas).

Suporte emocional – se você está com dificuldade de lidar com o diagnóstico de câncer de colo do útero ou não sabe como contá-lo aos seus familiares, pergunte ao seu médico o que você pode fazer a respeito. Ele poderá indicar grupos de apoio ou o um profissional especializado para que você tenha suporte psicológico.

Segunda opinião – muitas pessoas têm receio de ofender o médico caso peçam que ele recomende outro especialista para dar uma segunda visão sobre a sua doença.

Mas não há nada de errado nisso, ainda mais se contribuir para deixar você mais segura.

 

Conteúdo relacionado no Mulher Consciente

Referências

Você também pode gostar

Câncer de Colo de Útero

Entenda o câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero (também conhecido por câncer cervical) é definido por um crescimento descontrolado de células da...
Câncer de Colo de Útero

Pós-tratamento do câncer de colo do útero: entenda os exames e cuidados necessários

Após vencer um câncer de colo do útero, é importante saber quais cuidados médicos devem ser mantidos com o fim...
Câncer de Colo de Útero

O câncer do colo do útero no Brasil

O câncer do colo do útero é um dos tipos mais comum entre as mulheres brasileiras. Sua incidência varia de acordo com região no Brasil.
Câncer de Colo de Útero

Mitos e verdades sobre câncer de colo de útero e HPV

O HPV é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, como vulva, vagina, colo do...