Marcador tumoral pode detectar câncer de ovário?

Os marcadores tumorais, ou marcadores biológicos, são substâncias que podem estar em quantidades aumentadas quando um determinado tipo de câncer está presente. Eles são encontrados no sangue, na urina ou em outros fluídos corporais e tecidos. Então, teoricamente, eles poderiam ajudar a detectar o câncer de ovário, que é muito agressivo e geralmente só é descoberto quando está em estágio avançado.

Só o marcador tumoral não basta para detectar câncer
Mas, na maior parte dos casos, os marcadores tumorais sozinhos não bastam para indicar a presença de um tipo de câncer. Um exemplo disso é o marcador tumoral CA 125, usado para acompanhar as mulheres durante ou após o tratamento de câncer de ovário. O nível dele também pode estar elevado em mulheres com outras condições ginecológicas.

Doenças benignas também podem aumentar os níveis de determinados marcadores tumorais e nem todas as pessoas com câncer têm níveis aumentados de um marcador tumoral. Por isto, a maioria dos médicos usa apenas determinados marcadores tumorais. E quando avalia o resultado de um marcador tumoral, também leva em conta o histórico do paciente, o exame físico e os exames de laboratório e de imagem.

Poucos marcadores tumorais detectam câncer em estágio inicial
Os marcadores tumorais são usados principalmente em pacientes que já foram diagnosticadas com câncer para acompanhar sua resposta ao tratamento ou para diagnosticar uma reincidência da doença depois do fim do tratamento. Isso porque:

  • Quase todas as pessoas têm uma pequena quantidade desses marcadores no sangue;
  • Os níveis dos marcadores tendem a aumentar somente na doença avançada;
  • Algumas pacientes nunca apresentaram níveis elevados de marcadores tumorais;
  • Mesmo níveis altos de marcadores não significam presença de câncer.

Existem vários marcadores tumorais. Alguns estão presentes em apenas um único tipo de câncer e outros em vários. Para verificar a presença de um marcador tumoral, uma amostra de sangue ou urina do paciente é enviada para análise.

Conteúdos relacionados no Mulher Consciente

Conteúdo externo relacionado

Referências

Você também pode gostar