Câncer Sutra: A importância do parceiro para ajudar na prevenção do câncer de mama

O site Câncer Sutra (The Cancer Sutra) foi criado pela Associação Americana de Luta Contra o Câncer, para promover métodos de detecção precoce do câncer. O site foi inspirado no livro Kama Sutra e propõe que, junto de seu parceiro, em seus momentos íntimos, possam observar um ao outro ajudando a descobrir caroços, por exemplo.

No site existem ilustrações e explicações de como proceder, posições que ajudam a detectar sinais de tumores, é bem didático, com informações médicas e sem tabus. É importante lembrar que alguns nódulos podem ser benignos e só um médico é capaz de identificar corretamente.

O câncer de mama, no Brasil, é a primeira causa de morte entre as mulheres, devido à demora no diagnóstico, portanto, pratique também estes métodos de prevenção junto de seu parceiro, além de prazeroso, trará apenas benefícios a saúde. Seguem algumas dicas retiradas do site Cancer Sutra:

– Peça que seu parceiro observe-a com os ombros para trás e os braços em seus quadris, certificando-se seus seios são do tamanho habitual, forma e cor.

– Peça para seu parceiro colocar os seus braços em uma posição elevada, e ver se existem: (covinhas, rugas (retração da pele), edema (inchação), descoloração ou inversão dos mamilos, caso haja deve ser dada atenção profissional.

– Peça que seu parceiro verifique seus mamilos para detectar quaisquer sinais de fluídos que saem de um ou ambos os mamilos (este poderia ser um aguado, leitoso, um líquido amarelo ou sangue).

– Avaliar o tecido das mamas primeiro com o sua parceira deitada, em seguida, na posição sentada, e sempre em um padrão circular para garantir que você conseguiu ver a totalidade deles.

Vídeo Relacionado

Referências:

http://www.sbcancer.org.br/home2/site/index.php?option=com_content&view=article&id=110:cancer-de-mama&catid=29&Itemid=123

http://www.cancersutra.com/#!/chapters/breast

https://www.youtube.com/watch?v=aqjNMNCQvOc

Você também pode gostar