Mamografia 3D é mais eficaz do que a convencional, confirma estudo

A mamografia 3D tridimensional é capaz de detectar um maior número de tumores na mama e realiza menos diagnósticos errados em comparação com o exame convencional. Essas são as conclusões de um amplo estudo clínico publicado nesta quarta-feira no periódico Journal of the American Medical Association (Jama).

A técnica 3D combina a mamografia digital convencional com a tomossíntese, exame que reconstrói a imagem da mama a partir de vários pontos diferentes e, portanto, de forma mais detalhada e precisa. Tanto a mamografia convencional quando a associada à tomossíntese são realizadas de forma similar, em um mesmo equipamento e a diferença entre a duração de cada exame é mínima. A técnica já é aprovada no Brasil.

De acordo com a pesquisa, a mamografia 3D aumenta em 29% a detecção de cânceres mamários em relação ao exame bidimensional. Se levados em consideração apenas os tumores mais agressivos, a diferença chega a 41%. Além disso, a técnica parece reduzir em 15% a taxa de diagnóstico errado, tanto falso positivo quanto falso negativo.

O novo estudo foi coordenado por Sarah Friedwald, médica do Advocate Lutheran General Hospital, no estado americano de Illinois. Segundo os autores, essa é a maior pesquisa realizada até agora sobre a eficácia da tomossíntese.

Dados — A pesquisa analisou os resultados de aproximadamente 450.000 exames para detecção de câncer de mama realizados em treze hospitais americanos entre 2010 e 2012. Parte dos exames consistiu em uma mamografia digital comum e a outra parte, em mamografia associada à tomossíntese. “O sucesso da mamografia em reduzir a mortalidade se baseia no princípio de detectar e tratar tumores menores e assintomáticos antes de eles entrarem em metástase”, escreveram os autores do artigo.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê que, em 2014, o Brasil tenha 57.000 novos casos de câncer de mama. O órgão recomenda que a mamografia seja realizada a cada dois anos em pacientes de 50 a 69 anos.

Fonte
Mamografia 3D é mais eficaz do que a convencional, confirma estudo – Veja.abril.com.br – Consultado em 06 de outubro de 2014.
Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/saude/mamografia-3d-e-mais-eficaz-do-que-a-convencional-confirma-estudo

Você também pode gostar

Câncer de Mama

Um olhar sobre o câncer de mama no Brasil

Um estudo com 1.237 pessoas diagnosticadas com esse tumor – mais de 95% delas mulheres – revela os principais desafios...
Câncer de Mama

Jornada da paciente com câncer de mama

Receber o diagnóstico de câncer não é algo fácil. Uma notícia como essa abala nossa vida em todos os âmbitos:...
Câncer de Mama

CUIDADO QUE REFLETE

Acreditamos que o cuidado vai muito além da palavra propriamente dita e impacta nossa vida em inúmeras esferas, principalmente entre...
Câncer de Mama

Diagnóstico precoce e cuidado humanizado

Especialistas falam sobre a importância do cuidado multidisciplinar ao longo da jornada da paciente